domingo, 2 de novembro de 2014

LIVRO: Resenha - O Sal da Vida – O que faz a vida… VALER A PENA! – Françoise Héritier


No início deu um medinho… pensei estar diante de mais um livro chato de autoajuda, mas (obrigada universo) não era… ufa! :)



O livro começa quando Françoise Héritier, antropóloga e etnóloga, recebe uma cartão postal do seu médico, Jean-Charles Piette, com a seguinte frase: Uma semana roubada de férias na Escócia, isso preocupada a autora, pois segundo ela, não é ele quem está roubando algo e sim os pacientes que exigem todo o tempo e dedicação do médico.


Então, ela resolve escrever e-mails e cartas para ele explicando o que faz a vida valer a pena, começa enumerando coisas grandes: cinema, teatro, o restaurante com os amigos etc… e depois, progressivamente, aborda prazeres mais sutis (que com toda certeza você vai se identificar com alguns e vai se pegar sorrindo enquanto lê). Segundo a autora, este trabalho despertou a vaidade da escrita.

Françoise Héritier possui uma escrita super fluida, sua obra é leve e – ao mesmo tempo – um soco no estômago de muitos que reclamam da vida, das dificuldades… e não conseguem enxergar o lado bom da vida, que está – sendo a autora – em cada alegria e desafio que passamos ao longo de nossa existência.

A capa é linda, tem um detalhe no título que lembra sal de verdade, folhas amarelas (meus olhos agradecem), poucas páginas (bom para dar de presente de Natal para aquele amigo ou parente que está precisando de um incentivo para ler).

Mas não é pela capa, nem pela quantidade reduzida de páginas que O Sal da VidaO que faz a vida… VALER A PENA! se tornou um best-seller na França, Alemanha, Inglaterra, Japão, Portugal, Espanha, Itália… realmente o conteúdo (como nos promete a crítica de France Culture) nos faz sorrir, viajar, recordar e emocionar.

No final ainda temos uma surpresinha, a autora nos convida a fazer uma lista do que para nós representa o sal da vida. É irresistível!

Na minha avaliação no Skoob dei 4 estrelas, pois a lista que a autora faz torna-se grande e, por isso, um pouquinho enfadonha. Mas nada que uma leitura dinâmica não resolva.

Para terminar uma entrevista deliciosa com a autora, que você pode assistir AQUI.


Editora: Valetina

ISBN:  978-85-65859-15-8

Edição: 2014

Gênero: Biografia

Páginas: 108

Idioma: Português

Saiba mais: Skoob

Minha avaliação: 4/5

Onde comprar: Saraiva | Submarino

Obrigada pelas visitas! S2

Me encontre nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Skoob


Para não perder as novidades do Liquidificadorizando é só curtir a fanpage no facebook e acompanhar todas as postagens!

Nenhum comentário: