terça-feira, 28 de abril de 2009

Blogueiro Profissional no Brasil

Blogueiro Profissional no Brasil

Com o boom dos blogs,alguns blogueiros ganhando dinheiro horas aqui, horas ali, recebendo produtos para review, outras horas até mesmo ganhando produtos, parece que no Brasil, o relacionamento entre blogs e agências funciona bem.

Mero engano, na verdade, como grande parte das coisas no Brasil, apenas parece funcionar bem.

Um exemplo para quem quer seguir por esse mundo do blogueiro profissional é que você nunca pode se programar em termos de contar com um pagamento que uma agência te deve de um trabalho, pois a grande maioria das agências pedem o release, o review, o banner para ontem, mas não pagam na data combinada.

A maioria das agências com quem já fiz algum tipo de trabalho, e foram várias, simplesmente “esquecem” o dia combinado do pagamento, algumas já atrasaram mais de 15, 20 dias o pagamento e o blogueiro pois já conversei com vários e é assim que o mercado infelizmente funciona, que prestou o serviço é que tem que correr atrás, ficar conferindo a conta, verificando se a agência depositou o dinheiro, tem que ficar cheio de dedos para cobrar com medo de não ser chamado para outras ações, campanhas e ou eventos.

Aos 30&Alguns por que estou falando sobre isso? Porque é muito fácil para quem trabalha em agências escrever posts atraentes em blogs falando como o mercado de mídias sociais está crescendo, como estamos ficando fortes, como somos um grupo respeitado, etc, quando na verdade as pessoas envolvidas, inclusive as empresas que contratam as agências deveriam prestar mais atenção nessa troca que está ocorrendo no mercado: contratar um serviço, receber da forma desejada e combinada e o pagamento, só quando der vontade, que tipo de profissionalismo é esse?

… mas aqui é Terra Brasilis e o que podemos esperar além disso?

Podemos esperar o mínimo de respeito, apenas isso já seria suficiente, o meu pai me ensinou desde pequena que o combinado não sai caro para ninguém, nem para quem contratou, nem para quem aceitou. Ah, e sim, estou esperando receber pagamentos de duas agências diferentes…


(Publicado por Veridiana Serpa)

Um comentário:

PRIVADA POPULAR S/A disse...

sem contar os não profissionais.Que ganham em troca a conta de luz no fim do mês, por ficar horas postando!
Eu tô nessa!