segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Projeto Emagrece Alê: Dieta para emagrecer com saúde

Algumas leitoras enviaram mensagens perguntando qual dieta estou fazendo, a princípio não quis divulgar, pois somos diferentes e o ideal é que cada um procure um Nutricionista que prescreverá a dieta perfeita para cada tipo de organismo/metabolismo.

Deixando claro que o que estou fazendo é um equilíbrio nutricional + exercícios para não engordar novamente. Muitas vezes fiz dietas e no fim engordei tudo de novo. :(
Veja o esquema abaixo e entenda como nosso corpo funciona...


Porém, depois de um tempo, achei bacana compartilhar com vocês, pois podemos trocar dicas bacanas e não necessariamente seguir a risca essa ou outras dietas disponíveis na web. Eu mesma, no início, comecei fazendo por conta própria, lendo muito a respeito na internet e vendo o que ficava legal pra mim. 

Leia, atentamente, as instruções gerais, veja a dieta balanceada e abaixo confira a Lista de Substituições.

 
INSTRUÇÕES GERAIS:
  • Água, chá, limonada, mate e suco de tomate são liberados e devem ser consumidos em abundância (2 litros por dia).
  • Refrigerantes e gelatinas dietéticas, assim como o café, apesar do baixo valor calórico, devem ser consumidos com moderação, face ao teor de substâncias químicas neles existentes.
  • Os adoçantes artificiais utilizados recomendados são o ASPARTAME e a STÉVIA.
  • A comida deve ser gostosa acima de tudo. Os temperos como alho, cebola, cebolinha, coentro, curry, ervas aromáticas, limão, molho inglês, mostarda e páprika podem e devem ser usados. Prepare seus alimentos com pouco azeite ou manteiga e se usar óleo prefira os de semente de girassol, canola ou milho.
  • Evite Maionese e molhos prontos. Faça o seu próprio molho para saladas usando, por exemplo, iogurte desnatado com alho, mostarda, sal, azeite e molho inglês.
  • Os peixes e frangos devem ser cozidos, grelhados ou ao forno e de preferência em panelas revestidas com teflon. Deve-se retirar toda a pele do frango. Evite o consumo de carnes vermelhas e derivados principalmente embutidos (linguiça, mortadela, salame). Vísceras e frutos do mar têm alto teor de colesterol.
  • Varie o seu cardápio sempre observando as opções possíveis, para não tornar a dieta monótona e repetitiva.
  • A substituição de 1 alimento só é permitida por outro do mesmo grupo, sempre se respeitando a quantidade equivalente estabelecida.
  • Em se tratando de combinação de alimentos, as ideais são: grupo 1e2+6; 1e2+7;1e2+8 ou 1e2+9 .
  • Procure não misturar alimentos de um mesmo grupo, exceto os vegetais.
  • Evite Mesmo: açúcar, balas, bolos, bebidas alocóolicas, biscoitos, chocolaes, pastelaria, sorvetes, gorduras em geral e frituras.
  • CAMINHE OU FAÇA OUTRO ESPORTE UMA HORA POR DIA DIARIAMENTE: É de vital importância para sua saúde.
  • A mudança de hábitos alimentares é antes de tudo uma reformulação de vida, lenta e gradual, respeitando você como um todo. Com disciplina e criatividade você conseguirá chegar ao peso desejado.


DIETA BALANCEADA:

UR = Uma Unidade de Referência (veja na Lista de Substituições)

CAFÉ DA MANHÃ
Pão 1 UR                            - GRUPO 8
Queijo 1 UR                       - GRUPO 5
Leite 1 UR                          - GRUPO 4
Café com adoçante 

ALMOÇO
Vegetais A                         - LIVRES
Vegetais B                         - 4 colheres de sopa ou Sopa/Salada de vegetais A e B
Arroz 1UR                         - GRUPO 9
Frango 1 UR                      - GRUPO 7

LANCHE 
Fruta 1 UR ou                   - GRUPO 3    
Leite 1 UR ou                   - GRUPO 5
Queijo 1 UR ou Pão 1 UR   - GRUPO 5 E 8

JANTAR
Vegetais A                        - LIVRES
Vegetais B                        - 4 colheres de sopa ou Sopa/Salada de vegetais A e B
Arroz 1UR                         - GRUPO 9
Frango 1 UR                      - GRUPO 7

CEIA
Fruta 1 UR ou                   - GRUPO 3    
Leite 1 UR ou                   - GRUPO 5
Queijo 1 UR ou Pão 1 UR   - GRUPO 5 E 8


 LISTA DE SUBSTITUIÇÕES:

 GRUPO 1 Vegetais Tipo A (25CAL/100G)
Acelga
Agrião
Aipo
Alcachofra
Alface
Alho poró
Almeirão
Aspargo
Bertalha
Brócolis
Chicória
Cogumelo
Couve-flor
Couve-Manteiga
Escarola
Espinafre
Mostarda
Nado
Palmito
Pepino
Pimentão
Rabanete
Rúcula
Taioba
Tomate


GRUPO 2 Vegetais Tipo B (35cal / 100g)
Abóbora madura
Abóbora moranga
Abobrinha verde
Berinjela
Beterraba
Cebola
Cenoura
Chuchu
Ervilha 
Jiló
Maxixe
Nabo
Quiabo
Vagem


GRUPO 3 Frutas (43 cal / UR)
Abacate                 100 g    1/2 pequeno
Abacaxi                   95g     1  fatia média
Ameixa                  100g     2 unidades médias 
Banana D´Água        55g     1/2 média
Banana Prata            50g    1 pequena
Caju                        140g   1 grande
Caqui                         80g  1 pequeno
Carambola                300g  3 médias
Figo                           80g   1 grande
Fruta do conde           70g   1 média
Goiaba                    100g   2 médias
Jabuticaba              100g  15 grandes
Jaca                       100g    4 bagos grandes        
Laranja                   100g   1 pequena
Lima                       100g   1 média
Maçã                         70g  1/2 unidade grande
Mamão                      70g   1 fatia pequena
Manga                       70g   1 unidade pequena
Maracujá                 100g   2 unidades pequenas
Melancia                  150g  1 fatia grande
Melão                      150g   1 fatia grande
Morango                   150g  10 grandes
Nêspera                     40g    3 unidades grandes
Pêra                          70g    1/2 média
Pêssego                   100g     2 unidades médias
Tangerina                100g     1 unidade média
Uva                           70g     10 bagos


GRUPO 4 Leite (70 cal/UR)
Coalhada com Soro   200ml    1 copo médio
Coalhada sem Soro   100ml    1/2 copo médio
Leite Desnatado       200ml     1 copo médio
Leite Integral           100ml    1/2 copo médio
Leite Tipo C             180ml     1 copo médio
Iogurte Desnatado    170ml     1 unidade
Iogurte Integral          85ml     1/2 unidade


GRUPO 5 Queijos (89 cal / UR)
Queijo Amarelo          30g      1 fatia fina     
Queijo Branco            30g      1 fatia fina
Queijo Cotage            75g      2 colheres de sopa cheias

Queijo Soja                90g      1 fatia grande
Queijo Cremoso          20g      1 colher de sopa
Ricota                        50g      1 fatia grande


GRUPO 6 Gorduras (49 cal / UR)
Banha                                     5g    1 colher de sobremesa rasa         
Maionese (light)                     10g    1 colher de sopa rasa
Manteiga / Marganina (light)   5g     1 colher de sobremesa rasa
Óleo Vegetal / Azeite             5g  1 colher de sobremesa  rasa

GRUPO 7 Carnes (150 cal / UR)
Almôndegas                              100g    3 unidades
Camarão fresco                         150g   1 prato de sobremesa
Carne assada                             100g   2 fatias finas 
Carne de vaca magra                 100g   1 pedaço médio
Carne moída                             100g   3 colheres de sopa               
Fígado / miúdos                        120g   1 porção pequena
Frango                                      150g   1 coxa e sobrecoxa
Hamburger                                 80g   1 unidade 
Kibe                                           80g   1 unidade
Linguiça                                     50g   1 unidade
Ovo de galinha                          100g  2 unidades
Peixes em geral                         180g  1 posta grande
Peru defumado                          80g    4 fatias finas
Presunto magro                          80g   4 fatias finas
Sardinha com molho de tomate   60g   2 unidades
Salsicha de Peru                         100g  2 unidades pequenas
Salsicha tipo Viena                      60g   1 unidade

GRUPO 8 Pão (70 cal / UR)
Aveia                                          30g   2 colheres de sopa
Bolachas Cream Crackers             15g  3 unidades
Farinhas                                      30g  2 colheres de sopa rasas
Flocos de Milho                            30g  2 colheres de sopa
Matzo                                          15g  1/2 biscoito
Pão de Centeio                             30g  1 fatia 2cm
Pão Francês                                  30g  1 unidade sem miolo                       
Pão de Forma                               30g  1 fatia 2 cm
Pão de Gluten                              50g   2 fatias 2 cm
Pão de Milho                                30g  1/2 unidade

GRUPO 9 Cereais e similares (130 cal / UR)
Aipim                                          100g   3 pedaços pequenos
Arroz Cozido Integral                   100g  3 colheres sopa cheias
Batata                                         150g   2 unidades médias
Cará                                            120g   2 pedaços médios
Empada                                                 1 pequena
Ervilha                                         130g   9 colheres sopa cheias
Farinha                                          40g   3 colheres de sopa
Feijão / Lentilha                            40g   1 concha média
Grão de Bico                                130g   9 colheres de sopa
Inhame                                        120g    2 pedaços médios
Macarrão integral                         120g    3 colheres de sopa cheias
Milho espiga                                 120g    1 espiga pequena
Milho verde em conserva              120g    4 colheres de sopa
Pastel                                                     1 pequeno
Panqueca                                                1 pequena
Pipoca                                           35g    1 xícara

GRUPO 10 Alimentos dietéticos (calorias escrita no rótulo)
Flan Dietético                                        2 unidades pequenas
Geleia Dietética                                     1 colher de sopa
Picolé Dietético                                      1 unidade
Pudim Dietético                                      1 unidade pequena
Sorvete Dietético                                    1/2 unidade


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domingo, 1 de fevereiro de 2015

Projeto Emagrece Alê: O melhor exercício que eu já fiz em casa!

Sabe aquela desculpa: Não tenho dinheiro para fazer academia... Então, arrume outra! Se você tem internet em casa, prepare-se! Arraste os móveis, coloque uma roupa leve, um tênis confortável, deixe água por perto e vá a luta!
Não custa nada tentar. ;)
Comecei a fazer TaeBo em casa, juntamente com uma dieta balanceada, resultado: emagreci - com saúde - 2 kg em uma semana! (ouço aplausos? rs brinks)




ATENÇÃO: Se você não conseguir fazer todos os exercícios, pelo grau de dificuldade, sentir-se mal, sem ar... pare!  Antes de fazer qualquer exercício procure um médico. É bom saber como está sua saúde antes de encarar uma rotina de exercícios.

Se você fizer, deixe um comentário aqui, terei muito prazer em ler e responder a todos. 

Bj

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O resultado do ENEM reflete o Brasil desigual em que vivemos

"Nove das dez melhores escolas do Rio no exame do MEC cobram mensalidades de R$ 2 mil a R$ 3 mil".  (...) Por trás destas pequenas fortunas, justificam os diretores dos colégios, estão instalações de alto nível, equipamentos de ponta, atividades extracurriculares, carga horária pesada e, principal ponto em comum entre elas, professores com remuneração acima da média." (Globo.com)
    Oh, mundo desigual, tudo é tão desigual!!
    Depois quando eu reclamava da desigualdade, algumas pessoas me censuravam... nasceu pobre? Ah... é estudar, "quem quer consegue". Por favor, sejamos menos hipócritas. 

     É óbvio que força de vontade conta muito, não adianta ser rico e não querer estudar, mas se temos 2 alunos, ambos inteligentes, motivados e focados nos estudos, entretanto um estuda em escola pública e o outro em escola particular, advinha quem terá mais oportunidades? Advinha quem já saiu 10 casas a frente no "jogo da vida" (é brega, mas é verdade)?

    Estudei minha vida inteira em escola pública, sei exatamente o que é passar por 300 greves, não ter nem carteira onde sentar, ter professores cansados, humilhados e mal pagos e ver meus coleguinhas - que estudavam em escola particular / cursinhos - 1000 anos luz na minha frente nas matérias, com mais oportunidades na vida. O Jogo já começa desigual e a gente que não nasceu em berço de ouro, não tem padrinho nem avô ricos, tem que batalhar o triplo pra realizar nossos objetivos.

  
X


    Quando os políticos forem OBRIGADOS a matricular seus filhos na escola pública e quando os pais dos alunos da rede pública de ensino souberem reclamar os seus direitos por uma Educação de qualidade, aí talvez essa história mude.

Leia a matéria AQUI.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como fazer estantes e prateleiras criativas e baratinhas para livros

Para quem ama livros deixar comprar é uma coisa fora de cogitação. A gente até tenta resistir ao consumismo literário, mas com tantas promocões lindas, sebos incríveis fica difícil! 
Aniversário, Natal, Dia das crianças tudo é desculpa para pedir livros de presente e, claro, "se presentear também".
Mas onde guardar tantos livros? Eles merecem um cantinho especial, mas às vezes esse cantinho pode ficar muito caro, aí é que lhes apresento  estantes criativas e baratinhas que você pode fazer na sua casa.
Alguns exemplos abaixo não possuem livros nas imagens, mas por favor, use a imaginação! Você pode colocar livros, CD's, DVD's, fotos e o que mais sua cabecinha criativa permitir.
Vem comigo!

Estante com cintos
Itens:
– Cintos velhos


– Ganchos de Ferro (pequeno e resistentes)
Coloque os ganchos na parede e pendure os cintos fechados, depois é só colocar os livros e pronto! :) 
  
Estante de escada dupla
Itens:
- Uma escada dupla 
- Tábuas para apoiar entre os degraus
- Lixa
- Tinta 
- Veriz
Aí basta você dar o seu toque, pintando, estampando com tecidos etc. Lembrando que é sempre bom lixar a madeira antes de pintar e que a aplicação de verniz pode dar um acabamento ainda melhor e mais duradouro.

 
 Estante com tijolos
Itens:
– Pedaços de Madeira (resistentes)

– 8 tijolos para cada par de madeira. A quantidade total depende do tamanho da estante que você deseja.
Já fez lasanha? Camada sobre camada... rs Empilhe 4 tijolos do lado esquerdo e mais 4 do lado direito, coloque um pedaço de madeira em cima e assim por diante.
Dica óbvia: coloque os livros mais pesados embaixo, ninguém quer que sua estante desmorone, né? #eviteacidentes


Estante de escada unilateral
Itens:
- Uma escada unilateral, preferencialmente com degraus retos
- Tábuas
Sugerimos pregar algumas tábuas pequenas para aumentar o espaço de apoio da prateleira, além de dar mais firmeza. Você também pode lixar e pintar ou deixar como está.
 
Estante invisível

Outro exemplo...

Itens:
Veja nas imagens acima, tá tudo beem desenhadinho, né? rs ;)


Estante assimétrica

Itens:
- 1 bastão, cano ou viga, na altura que desejar que a sua prateleira tenha. 
- Caixas (material resistente)
- Furadeira
- Parafusos e porcas
Você vai precisar de um bastão, cano ou viga, na altura que desejar que a sua prateleira tenha.  Separe algumas caixas, suficientes para alcançar a altura desejada. Pense no formato que você quer para as prateleiras e use a furadeira para fazer um furo em cada uma delas, no sentido desejado, com largura suficiente para passar a viga entre eles. A aparência final deve ficar parecida com o exemplo da foto acima.



Estante com garrafas
Itens:
– Pedaços de Madeira (uma resistente de preferência)

– Garrafas de Vidro
– Ganchos de Ferro (pequeno)
Com a ajuda de um marceneiro faça os furos e se quiser lixe a madeira, o encaixe do gancho e garrafa fica por sua.É mais fácil do que imagina construir uma estante sem gastar muito, só precisa de paciência… Toda a instrução está (em inglês) AQUI.


Estante de encanamento
Tá fazendo obra em casa? Sobrou uns canos? Que tal aproveitar e fazer esta estante super criativa?
Itens:
– Canos (se foram pretos dá um visual mais bacana)

– Alguém para fixá-los na parede para você! rs

 Estante de porta
Aproveite aquela reforma e as trocas das portas, para reutilizar as velhas e transformá-las em uma elegante estante.
Itens:
- Porta velha ou nova (você escolhe)
- Serra
- Lixa
- Tinta
- Pincel
- Furadeira
- Parafusos
Serre e retire pedaços grandes retangulares da porta. Depois lixe a porta. Pregue alguns pedaços de madeira nos espaços vazios, para servirem como as áreas de apoio da prateleira. Agora é só pintar tudo com a cor preferida e apoiar sua porta prateleira na parede!

Prateleiras de Caixas de Feira
Itens:
- Caixotes/ Caixas (desses de feira mesmo), 
- Lixa para obra
- Tesoura
- Tinta
- Pincel
- Tecido ou papel estampado
- Cola de madeira
Lixe e pinte as caixas da cor que preferir. Para decorar o fundo, você pode recortar e colar um pedaço de tecido ou papel estampado, conforme a sua preferência de estampa.

Prateleira Escada
Itens:
- Uma escada simples 
- Lixa
- Tinta
- Furadeira
- Prafusos
Se quiser deixar um ar mais rústico, basta pregar a escada na parede, sem pintar (como mostra a imagem acima). 


Prateleiras feitas com moldura

Itens:
- Uma caixa
- Uma moldura
- Cola de madeira ou furadeira e parafusos (para fixar as molduras nas caixas)
Podem ser usadas molduras de espelhos ou daquele quadro quebrado que você tem encostado na sua casa. Você também pode buscar essas peças em lojas de antiguidades. A caixa deve ser de material resistente e será encaixada na parte de trás da moldura, depois é só pendurá-la.

Prateleiras de malas e maletas
Itens:
-  Malas e/ou maletas antigas
- Suporte
- Furadeira
- Parafusos 
Basta prendê-las na parede com um suporte ou com parafusos. A escolha do método de fixação vai depender do tamanho e do peso da mala escolhida.


 Fonte: S.O.S Solteiros e Viva Decora

Terça-feira tem mais um artigo novo por aqui. Gostou? Compartilhe com seus amigos!
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Projeto Emagrece Alê: Inspiração para emagrecer (Hannah Perez - Projeto Panicat)

      Como toda gordinha, a gente sempre adora um exemplo de superação. Aquelas fotos do antes e do depois: "Noooosa, como ela consegue gente?". Aí fica com aquele mi-mi-mi: "Eu não consigo, deve ser muito difícil" etc, etc, etc... 
    Mas no ano passado, conheci a história de uma pessoa muito próxima, uma atriz que faz parte do casting que temos na produtora que sou sócia (Comunidade Artistas) e vi que realmente é possível mudar. Hoje ela se tornou uma amiga e uma inspiração pra mim.
    Essa atriz é a Hannah Perez, ela criou o Projeto Panicat cuja inspiração é a Juju Salimeni do Programa Pânico na TV. Na verdade, tudo é uma grande brincadeira. É óbvio que a Hannah não tem pretensão de verdade de ficar com um corpo igual ao da Juju, o objetivo dela (e o meu também) é ter uma vida nova: uma vida saudável com uma dieta balanceada e muito exercício. Ela afirma que ainda não chegou no objetivo dela, mas está no caminho certo.
    Hannah já eliminou mais de 55 kg! Vou repetir: ela já eliminou mais de 55 kg!!!! OMG! (E eu só preciso de perder 15kg, tapa na cara da preguiça agora, Brasil)
     
Veja o antes e o depois dela:

Para ter um contato mais direto com os seguidores, ela criou um Vlog. Vale a pena assistir, a história de vida dela é muito legal. ;)



Site: http://hannahpanicat.com

Facebook: Curta AQUI.
Instagram: @hannahpanicat

Até a próxima, gente! Beijo!



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sábado, 17 de janeiro de 2015

LIVRO: Resenha - Pai, me compra um amigo? de Pedro Bloch - Ed. Ediouro

“Papai, eu não tenho irmão. Cachorro serve.
Apartamento não é lugar pra cachorro
Então, me compra um amigo!”

O título é forte, mas a intenção é convidar os leitores a refletir sobre as relações de pais e filhos, as amizades e até que ponto o dinheiro traz (ou não) felicidade.

Publicado em 1996, pela Ediouro o livro “Pai, me compra um amigo?” do escritor Pedro Bloch, conta a história de Bebeto, um menino diferente que queria apenas encontrar seu lugar no mundo: ser aceito, compreendido e amado pela família e pelas crianças da sua idade.

Temos o retrato típico de uma família ausente e de colegas preconceituosos que praticam o bullying (na época que o livro foi escrito este termo nem existia, porém o comportamento já).

Veja como o autor descreve Bebeto:


“Via tudo em preto, branco e cinza mais forte ou mais fraco. Na vida do menino tudo era complicado.”

“Quando chegou a hora de aprender a ler foi aquele desastre. Confundia tudo. Misturava. Não distinguia letra parecida, nem som parecido.”

“No Futebol não dava pé, nem chute. Todo desconjuntado. Não tinha equilíbrio. Ficar num pé só era façanha impossível.”

Discriminado por seus colegas de escola tornou-se um menino triste, rejeitado e de baixa autoestima até que um dia, Paula – uma colega de classe que lentamente ganha sua confiança – resolve ajudá-lo, e aos poucos vai conversando com o restante da turma sobre a importância de aceitar e respeitar as diferenças.

O livro ensina aceitar, entender e ajudar os outros a se sobressaírem usando o que tem de melhor. Trabalha com sensibilidade a importância das relações interpessoais, para que as crianças percebam a importância na vida em sociedade da: colaboração, troca de experiência, dignidade, solidariedade e a valorizar a família e as amizades.

Uma das minhas partes favoritas do livro, é o diálogo dos pais de Bebeto:


“A gente joga a responsabilidade nas costas do médico, do psicólogo (do professor) e esquece que toda criança precisa é da gente mesmo. (…) não é a quantidade do que damos aos meninos que importa… mas a qualidade…
E eles pedem tão pouco!

A gente precisa aprender a se dar mais.”

Uma ótima dica de leitura para crianças, pais e educadores.



Pai, me compra um amigo?
Autor: Pedro Bloch
Editora: Ediouro
ISBN: 8500420219
Edição: 2001
Gênero: Juvenil
Páginas: 90
Idioma: Português
Saiba mais: Skoob
Minha avaliação: 5/5
Onde comprar: Estante Virtual
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